domingo, 28 de agosto de 2016

FÍSICA NOS DIAS ATUAIS



A Física é uma matéria de extrema importância nos dias atuais, pois a maioria de nossas ações se baseia e envolve essa ciência. De acordo com o professor de Física do 9º ano do CPMGEF, Ubaldo Tonar, o estudo de tal matéria se torna importante para que se possa entender os fenômenos da natureza e as tecnologias da atualidade, pois quando se observa a natureza, pode-se perceber vários fenômenos, tais como: movimentos dos corpos; equilíbrios dos corpos; temperatura e calor; som; luz; corrente elétrica; magnetismo, dentre outros.



Ele afirma que como professor já percebeu que o estudo da física para maioria dos alunos não é considerado fácil, principalmente quando se apresenta conceitos nunca vistos. Quando aborda um novo conteúdo, pede a todos os alunos que leiam tal capítulo antes de comentar os conceitos existentes, de modo que esta leitura sirva como organizador prévio, seguindo a recomendação da teoria de aprendizagem de Ausubel. Normalmente, os alunos não têm ou têm poucos conhecimentos prévios para cada novo assunto. Após esta leitura inicial e respondendo um questionário sobre o conteúdo, há um melhor entendimento durante a apresentação dos conceitos. De acordo com ele, formar alunos para pesquisa é também papel do professor. Por isso, a cada bimestre, em forma de seminário, ele pede aos alunos que apresentem, através de equipes colaborativas, uma pesquisa tomando como base a metodologia científica. 



Durante a apresentação dos slides, os alunos devem demonstrar como foi feito a pesquisa e as conclusões tiradas. Eles também devem entregar um formulário da pesquisa preenchido, contendo: introdução; objetivos do experimento; materiais utilizados; procedimento experimental; análises e conclusões. Além disso, o mestre procura levar os alunos para desenvolver uma pesquisa no laboratório de informática, utilizando software livre, mas vinculado ao assunto tratado em sala de aula. Com relação à consolidação do conhecimento, ele acrescenta a cada novo assunto listas de exercícios. Desenvolver habilidades e competências em Física nos alunos requer várias estratégias de ensino e aprendizagem a fim de atingir um resultado satisfatório.

Maria Eduarda Mesquita Magalhães
COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ GENERAL EDGARD FACÓ
dudaa_mesquita@hotmail.com

Um comentário:

  1. Olá!
    Eu adorei o seu post, é bem difícil vermos posts assim em blogs. Física é uma das minhas matérias favoritas e dão bastante importância para ela lá na escola e acho que todas as escolas deviam dar essa importância.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...